sábado, 10 de abril de 2010

avaliação só faz sentido se favorecer a aprendizagem"

Muitos professores ainda continuam avaliando para classificar e expor sempre os primeiros colocados. Acredito que não há “defeito” nesse trabalho, pois tem sido esta a formação dos professores, mas temos que enfatizar e exigir que o trabalho para se aprender não pode adquirir diferenças entre aqueles que aprendem mais rápido e mais facilmente para outros que tem uma certa dificuldade de entender conceitos, formulas, cálculos etc., e sim lembrarmos que estes têm "certa dificuldade", portanto, aprendem, mesmo que com um pouco mais de tempo que aqueles, mas aprendem. Na escola que atuo sempre discuti a avaliação como a ação desenvolvida, refletida e novamente a ação colocada em prática e só assim se percebe se o trabalho feito respondeu positivamente ou não. Sempre temos turmas numerosas e alguns aprendem e se levarmos em conta os que aprenderam para avaliar o trabalho executado é claro que estaremos excluindo, mas infelizmente é isso que tem acontecido na maior parte das escolas. Ainda não conheci professor que não pergunte para os alunos que não aprenderam “mas como seus colegas aqui aprenderam?” E, assim, acabam justificando que o trabalho por ele desenvolvido em sala de aula merece a melhor nota e também a melhor nota para aqueles “melhores”. Vemos que estes professores não utilizaram e jamais utilizarão o recomeço para aqueles que demoram um pouco mais para aprender e acabaram por excluir uma massa de crianças e adolescentes de nossas escolas e o pior, exclui de fato da oportunidade de mais tarde lutarem por melhores lugares na sociedade, e aqui aparece (no futuro) a segunda punição por não ter aprendido na hora desejada pelo “mestre” e, claro, que estes são das classes desfavorecidas, ou seja, aquelas que mais precisam de nossa atenção para que no futuro tenham condições idênticas (qualidade) na disputa em “pertencer” ao mercado de trabalho e a um mercado que também atenda suas necessidades e aspirações.
Portanto, como o título que usei, fazendo minhas palavras as palavras de Pedro Demo, volto a repetir a avaliação só faz sentido se favorecer a aprendizagem, é necessário garantir o direito de aprender, a oportunidade de adquirir conhecimento como todos, mesmo aprendendo mais lento ou com outras dificuldades, caso não se faça dessa forma, os professores estão cometendo a maior violência dentro das escolas “a exclusão”.

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