domingo, 23 de agosto de 2009

A leitura: "uma porta aberta para o sucesso"



Para entender as mudanças mundiais: estuda-se;
Para reduzir às diferenças sociais: estuda-se;
Então, se estudar é preciso: a leitura é fundamental.

Professor Werther

Queira ou não, o mundo muda a cada instante, e não se pode mais ignorar o avanço acelerado em todos os setores, conhecidos ou apenas imagináveis. E não importa o lugar - o menor lugarejo ou o maior centro urbano – nos bairros mais pobres ou nos mais ricos – as mudanças repentinas afetam a todos, e cada qual quer participar teoricamente ou assistir diante dos olhos os caminhos tomados pelo homem moderno. Como acompanhar de fato todo esse conhecimento? Estudando e estudando e mais e mais e sempre.
Para se romper o ciclo de pobreza e reduzir as desigualdades sociais à saída é uma só: uma educação de qualidade. Está provado que o futuro de nossas crianças será medido de acordo com o nível de estudo adquirido e já é de conhecimento de todos que os melhores salários estão nas mãos daqueles de maior e melhor escolaridade.
Não há um outro meio de alcançar as melhores mudanças de nossa sociedade ou reduzir as desigualdades se não ingressar com muita dedicação e obediência aos estudos através dos livros.
Significa, então, fazer leituras, e olhe só o que ela pode fornecer a todos:
* com a leitura adquiri-se infinitos aprendizados;
* a leitura é o ponto de partida para a conquista de muitos conhecimentos;
* a leitura é fundamental para o desenvolvimento intelectual do ser humano.
E isso não é um sonho, mas se acaso ficar num sonho apenas, a responsabilidade é de todos, por não ter conseguido fazer a lição mais simples dos tempos modernos, ou seja, por não conseguir mostrar ou convencer os filhos, no caso os pais, ou os alunos, no caso professores, que há uma competição existente para se pertencer com segurança e tranquilidade em um mercado qualquer de trabalho e que para isso só é possível se o nível de escolaridade for de bom para mais. Pois já é fato, nos melhores empregos, portanto nos melhores salários, que as palavras de ordem mais pronunciadas para aquele que deseja um futuro promissor são: tenha eficiência e excelência naquilo que faz e terá sempre o seu trabalho assegurado.
Assim, pais, tomo a liberdade de me dirigir aos senhores, pedindo com carinho e pelo futuro de seus filhos: preciso da participação de todos vocês no colégio e preciso que os filhos sejam mais exigidos em casa nas suas tarefas escolares diárias. Enfim, nossos alunos precisam ler todos os dias e só com a ajuda daqueles que os querem muito bem será realmente possível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário