quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

PACTO POR UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE

Mais um ano se inicia e escolas de todas as cidades abrem as portas para cumprirem mais um período de grandes desafios nesta busca incessante por um aprendizado melhor para seus alunos.

Nas mídias a critica de que a educação não vai nada bem é a pura verdade e todos têm conhecimento. E alega-se que a educação não vai bem pela falta de investimentos públicos; professores não tão preparados; alunos sem interesse; famílias sem participação e sem compromisso com o futuro do filho.

Na opinião dos doutores em educação, a solução está em um pacto nacional por uma educação de qualidade, com ações do governo federal, tais como investimentos maiores, salários melhores para os professores, escolas melhores estruturadas e equipadas, escola com período integral, professores bem preparados, recursos humanos, etc.

Mas de nada adiantará se a comunidade escolar (diretor, pedagogos, professores, funcionários, alunos e pais) não vestirem a camisa deste compromisso.

Acredito sim, mesmo antes deste pacto, que aqui no Colégio Michel ou quem sabe por todo o nosso município de Reserva do Iguaçu um pacto nosso para o ano de 2011 com um trabalho de 100% para se alcançar uma educação de ótima qualidade.

E, acredite, não é difícil, não é sonhar. A realidade de uma educação assim está em nossas mãos, basta que esse compromisso e essa responsabilidade sejam abraçados por todos nós.

E como se faz uma educação de qualidade?

· É necessário ter a consciência que alunos e professores não são platéia, e sim atores e atores principais, os protagonistas deste enredo;

· Que a família base única para o desenvolvimento de um indivíduo, participe e trabalhe pelo sucesso de seu filho na escola. Claro que cada uma dentro de suas possibilidades pode criar ambientes favoráveis aos estudos. O incentivo diário e a fiscalização, também diária se seu filho de fato está aprendendo e frequentando a escola com compromisso e responsabilidade. A família é 50% responsável pelo desempenho escolar do aluno, para o bem ou para o mal;

· O aluno precisa ter vontade de aprender, precisar ter interesse em todas as disciplinas, precisa ter garra para estudar muito, não apenas as horas em que está no colégio. É necessário pelo menos mais 2 (duas) horas de estudo em casa. E é preciso ter objetivos futuros, mesmo que as condições de vida do aluno sejam adversas;

· Um professor preparado, com bons planejamentos, compromissado com sua profissão, disposto e feliz por poder ensinar e aprender. Como diz na frase da poetisa Cora Coralina “feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina”;

· Direção, pedagogos e funcionários criando ambientes positivos de trabalho para um atendimento eficiente aos professores, alunos e pais;

· Educação de qualidade só se faz a partir da sala de aula.

Obs.: O diagnóstico já existe, portanto, basta de críticas e mãos a obra a favor de uma educação de qualidade.

Frases para reflexão

A educação é importante para o país, para a sociedade, na medida em que forma bons profissionais que são mais produtivos, e profissionais produtivos contribuem para o crescimento da economia.
Uma boa educação pública iguala as oportunidades, faz com que todos tenham a mesma chance na vida.
Fonte:Globonews – 19/12/2010.

Só a educação diminui as desigualdades sociais.

O único responsável por sua carreira é você. Então, só é preciso estudar.

Numa pesquisa sobre aprendizado no Brasil é apontado resultado desastroso “que alunos até a 8ª série aprendem apenas 11% de tudo que estudaram”.




Nesta foto estão os conceitos que nós do Colégio Michel consideramos sempre atuais e são nossos princípios éticos e nossa prática diária.
Visitem o site do Colégio Michel http://www.resemichel.seed.pr.gov.br/
Sejam mais uma vez bem-vindos ao retorno às aulas dia 08 de fevereiro – terça-feira.
Tenham um 2011 repleto de paz e harmonia.
Fiquem com Deus. Abraços a todos.
Professor Werther

Nenhum comentário:

Postar um comentário